O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém, fundado por D. Manuel I no início do seu reinado, começou a ser edificado no Dia de Reis em 1501 ou 1502.
Propósitos de afirmação política, de propaganda e glorificação assumem visibilidade na escala e na qualidade artística do projeto arquitetónico, assim como na raridade e sumptuosidade das obras de arte com que foi sucessivamente enriquecido.
A preferência de D. Manuel pela Ordem de São Jerónimo, não marginal ao seu projeto político ibérico, foi decisiva para a singularidade artística e cultural desta grandiosa casa monástica. Tratando-se de uma ordem centrada na dimensão teologal e virada para a magnificência do culto litúrgico, alcançou-se na casa hieronimita de Belém uma sofisticação artística excecional.
Patrimonializado no século XIX, foi classificado Monumento Nacional em 1907 e Património Mundial pela UNESCO em 1983. Vinculado ao Protocolo de Estado, a sua igreja e o seu claustro formam um dos conjuntos patrimoniais mais visitados do país.
Morada
Praça do Império, Belém1400-206
Lisboa
Lisboa
Director(a) / Responsável
- Margarida Donas Botto
